Notícias
 
( 07/02/2017 ) Cartilha apresenta tecnologias de produção orgânica utilizadas na Serra do Rio Grande do Sul
 


A cartilha Tecnologias Alternativas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar na Serra Gaúcha compartilha os resultados de projetos dos Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs). Implementados entre 2014 e 2015, esses projetos tinham como foco a redução do uso de agrotóxicos e adubos sintéticos na agricultura familiar da área da Bacia de Captação de Água do Faxinal, em Caxias do Sul.

Os NEAs são formados por professores, agricultores, pesquisadores, extensionistas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), estudantes de Agronomia e Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A professora Valdirene Camatti Sartori e o tecnólogo em Viticultura Leandro Venturin, organizaram os dados para a publicação, que relata as técnicas utilizadas em cada Unidade Experimental Participativa (Uep), tais como adubação verde, receitas de caldas e biofertilizantes, cobertura morta, consórcio de culturas, entre outras bastante detalhadas.

A cartilha Tecnologias Alternativas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar na Serra Gaúcha está disponível no seção Cartilhas e Manuais.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br