Notícias
 
( 28/11/2016 ) Projeto incentiva mudança de hábitos de consumo entre adolescentes
 


Foto: alunas entrevistaram a agricultora Luzia Fernandes

Um projeto executado no segundo semestre de 2016 pelos 52 alunos e alunas dos três sétimos anos da Escola de Educação Básica São Domingos, em Torres, Litoral Norte/RS, conseguiu o que muitas vezes pais e professores têm dificuldade de alcançar: conscientizar adolescentes sobre os impactos da alimentação e dos hábitos de consumo sobre a saúde humana e o meio ambiente. Conforme a professora de Língua Portuguesa Vânia Dalcégio, a partir do projeto Sustentabilidade, os estudantes mudaram em relação a produtos como chiclete, refrigerante, garrafas PET, sacolas plásticas e a própria pureza dos alimentos.

Teve um aluno que disse que não consegue mais comer um produto sem questionar se esse tem agrotóxico. Outro comia chiclé e jogava na lagoa (Lagoa do Violão). Teve uma mãe que colocou refrigerante na mesa e o filho disse: mãe, chega de refrigerante!, foram alguns exemplos citados por Vânia para ilustrar as mudanças provocadas pela pesquisa na horta orgânica da família Fernandes, em Três Cachoeiras, na Feira Ecológica e na Cooperativa de Consumidores de Torres (Ecotorres). As entrevistas gravadas nesses locais foram reunidas no vídeo Pensar no futuro é agir no agora apresentado às mães e pais no fechamento do trabalho, em 19 de novembro.

Além de Vânia, o projeto Sustentabilidade teve à frente os professores Carina Sperotto, de Educação Artística, Rogério Zarochinski, de História e Geografia, Diego Bueno dos Santos Lima, de Educação Física. O tema gerador foi Casa comum, nossa responsabilidade, proposto para a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2016.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br