Notícias
 
( 02/11/2016 ) Acert comemora 25 anos
 


Foto: Cecília e Maria Elena Dimer são agricultoras da Acert

A vontade de alguns jovens de produzir sem veneno foi, há 25 anos, o primeiro capítulo da história da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), e de várias outras que deram ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul um lugar de destaque no cenário da agricultura ecológica.Fundada em 1º de novembro de 1991, data da primeira participação na feira ecológica do Bom Fim, atual Feira do Agricultor Ecologista (Fae), em Porto Alegre, a referência da Acert incentivou a criação de outros grupos de agricultura orgânica na região que hoje conta com mais de 25 grupos e associações de produção ecológica, duas cooperativas de consumidores, uma agroindústria e uma rede de educadores ambientais que integram um núcleo da Rede Ecovida de Agroecologia.

Esse movimento, como denomina o agrônomo Laércio Meirelles, é o que atrai, todos os anos, visitantes nacionais e internacionais que querem aprender com essa experiência de produção ecológica junto com circuitos curtos de comercialização e certificação participativa. Sem a Acert, o Litoral Norte não teria essa característica.

Com a Acert, a família de Mauro e Rosane Martins, da comunidade de Três Passos, município de Morrinhos do Sul, criou as duas filhas e um filho, e alimentou com qualidade centenas de outras famílias. Mauro relata que na feira muita gente lhe diz que criou os filhos comendo o que ele plantou. A gente tem um carinho muito grande por isso, é bem diferente do convencional, que não sabe quem compra o que produziu. Mauro não imagina o que as 17 famílias atualmente associadas estariam fazendo sem a mudança de duas décadas e meia atrás. Estariam contaminados por agrotóxicos, ou vendendo pra atravessador, o produto chegaria nas mãos de quem nem conhece.

Associação teve apoio da Pastoral da Juventude Rural

Laércio recorda que ministrou, junto com o agrônomo Jorge Vivan, o primeiro curso de agricultura ecológica na região, em abril de 1991, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara. A partir desse curso os agricultores se organizaram com o apoio da Pastoral da Juventude Rural e criaram a Acert.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br