Notícias
 
( 01/11/2016 ) Mulheres do Litoral querem incentivo e espaço de comercialização para produtos ecológicos
 


Com atitude, determinação, resistência às críticas e à falta de incentivo, mulheres de diferentes comunidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul fazem agricultura ecológica para ter mais qualidade de vida e querem, no futuro, mais oficinas de hortas e produção de alimentos, viagens técnicas e espaços de comercialização. Essas foram as principais conclusões das duas últimas reuniões oficinas realizadas em Morrinhos do Sul, no dia 18 de outubro, na comunidade de Três Passos, e em Alto Rio do Terra, Três Cachoeiras, dia 26 de outubro.

Conforme a agrônoma Estefânia Camargo, essas opiniões foram construídas a partir do resgate do encontro de mulheres realizado em agosto na sede de Mampituba, e da discussão, em grupos, de algumas questões sobre o que entendemos sobre agroecologia, como a agroecologia pode contribuir para suas vidas e de suas famílias, como agroecologia pode fortalecer o trabalho das mulheres na propriedade,família, comunidade,sociedade, o que é necessário para que mais pessoas façam agricultura ecológica. As participantes também receberam informações a respeito do Sistema de Certificação Participativa (SPG) adotado pela Rede Ecovida de Agroecologia.

As reuniões oficinas foram realizadas pelo Centro Ecológico, com apoio do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Em Morrinhos do Sul, havia participantes de comunidades de Morro do Forno, Vila Três Passos e Chapecozinho. Em Três Cachoeiras, o encontro reuniu mulheres das comunidades de Morro Azul, Lajeadinho, Raposa e Alto Rio do Terra.

Leia o artigo de Sônia Hirsch usado na dinâmica de apresentação

A agrônoma Ana Luiza Meirelles usou parágrafos do texto Daninhas?, da jornalista Sônia Hirsch, para a dinâmica de apresentação entre as mulheres. O texto é sobre as inúmeras ervas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (Pancs), que crescem espontaneamente nos jardins. Este é o link: Daninhas?


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br