Notícias
 
( 18/10/2016 ) Para consumidores de orgânicos alimentação saudável é direito de todos, especialmente das crianças
 


Foto de Betina Carcuchinski

Na véspera do Dia da Alimentação, o Centro Ecológico, por meio da Campanha Orgânicos para todos, perguntou a um grupo de consumidores da Cooperativa Ecotorres qual a relação entre a data celebrada em centenas de países e o consumo de alimentos sem agrotóxicos.

Creio que a relação entre orgânicos e o direito à alimentação se refere ao direito de todos à uma alimentação sadia, afirmou a bancária aposentada Neí Glades Francisco. A advogada Kareen Martinatto lembrou que existem planos e políticas governamentais para divulgar a agroecologia, mas considerou que o aumento da produção sem veneno é determinada pelo aumento da demanda: A nós, consumidores e cidadãos, cumpre optarmos pelo orgânicos e, no exercício da cidadania, educar pela informação à sociedade.

O empresário Alexis Sanson relacionou o consumo de alimentos saudáveis à prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e outras que lotam o sistema público de saúde. O coordenador do Projeto Praia Limpa disse também que os orgânicos integrariam o direito a uma alimentação saudável e nutritiva especialmente de crianças e adolescentes, por isso planeja, para 2017, alguma ação de conscientização alimentar nas escolas. Poderá ter, entre os defensores da proposta, a professora Luciana Abel, que lamentou a qualidade da merenda escolar. Super engordativa na maioria das vezes, açúcar refinado, sal comum, totalmente remando contra o que preconiza para uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade.

Campanha vai premiar selfies mais curtidas produtos orgânicos

Em sua quarta edição, a Campanha orgânicos para todos, coordenada pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN), está sendo implementada por 43 organizações de 31 países da África, Ásia, Indonésia, América Latina e Europa para estimular o cultivo e consumo de alimentos sem agrotóxicos.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com sede em São Paulo, e o Centro Ecológico, no Rio Grande do Sul, são as organizações responsáveis por divulgar a campanha. Ao longo do mês, o Centro Ecológico está desenvolvendo ações para comunicar principalmente a estudantes, professoras, consumidores das feiras, cooperativas e pontos de venda de orgânicos o tema Orgânicos para todos.

Uma das atividades vai premiar com cestas de produtos orgânicos todos que publicarem no Facebook uma selfie com uma das artes promocionais da campanha usando a #organicosparatodos. Haverá também oficinas de culinária para crianças, palestras e happy hour, entre outras ações.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br