Notícias
 
( 27/09/2016 ) Centro Ecológico e Onda Verde promovem ações em defesa da água e soberania alimentar
 


Água e alimentação adequada, dois direitos humanos fundamentais, foram o foco das ações promovidas dias 23 e 26 de setembro de 2016 na Cooperativa de Consumidores Ecotorres, em Torres, Litoral Norte/RS, pelas ONGs Onda Verde e Centro Ecológico. São ações conjuntas em que as pessoas e entidades precisam unir forças, disse a bióloga Eni Spode, sobre os eventos.

Na sexta-feira, 23, início da Semana Interamericana da Água, associados da Onda Verde conversaram sobre o que pode ser feito para proteger a água. Durante o lanche orgânico, a agrônoma Ana Luiza Meirelles alertou para o aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras transgênicas, que afeta a qualidade da água e dos alimentos, além de contribuir para maior emissão de gases de efeito estufa. A campanha é Não aos transgênicos, mas a gente diz sim à Justiça Climática e à Soberania Alimentar, explicou Ana, em referência à campanha que será implementada até o final de outubro pelas organizações membro da Terra do Futuro, rede com sede na Suécia que apoia a agricultura orgânica, entre outras causas socioambientais.

Na segunda-feira, 26, o biólogo Christian Linck explicou para os estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcino Pedro Rodrigues, do Projeto Guardiões do Mar, como os cultivos geneticamente modificados ameaçam a sobrevivência de abelhas, borboletas e outros polinizadores dos quais depende a produção de alimentos.

Consumidora está começando a olhar os rótulos

Enquanto os Guardiões do Mar se ocupavam do lanche, a consumidora Leda Francisca Furlin Mauri reunia folders, adesivos e o livro Roleta Genética: riscos documentados sobre os alimentos transgênicos, para levar à Caxias do Sul, onde mora com a família. A autora do livro Educação integral e saúde revelou que está começando a olhar nos rótulos se tem o T. Não sei muita coisa. Sei que prejudicam muito a saúde, provocam muitas doenças, entre elas alergia, e eu tenho muita alergia. Até o dia 7 de outubro, além dos adesivos e folders Não Transgênicos, Sim à Justiça climática e Soberania Alimentar, os interessados poderão solicitar gratuitamente o livro Roleta Genética e DVDs sobre o assunto.

Campanha envolve seis organizações do Brasil e do Chile

A Campanha Não Transgênicos está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), na região de Passo Fundo e Centro Ecológico, na Serra e Litoral Norte. No Brasil, pelas organizações Cepema, no Ceará; Terrazul, em Brasília/DF e Fortaleza/CE; Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), em Petrópolis/RJ, No Chile, pela Ecobarrial Ecosocial.

Para ver e baixar o folder, clique em Não transgênicos.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br