Notícias
 
( 19/08/2016 ) Cooperativa de consumidores é bem avaliada por representantes da ADS
 


Em agenda no Rio Grande do Sul, dois representantes da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), visitaram, na tarde de 18 de agosto de 2016, a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, para conhecer a proposta da loja inaugurada em novembro do ano passado. Fundada em 1999 em São Paulo, a ADS apoia cooperativas, associações e outras formas de organização da Economia Solidária mediante estratégias de fomento e suporte técnico.

Na avaliação do agente Júlio César Motta, a loja vai ao encontro de vários pontos trabalhados nas atividades de formação com empreendedores da Economia Solidária, como formação de preços, concorrência e mercado. É um espaço muito bem estruturado, com diversidade muito boa de produtos, a fachada muito bem projetada, considerou Motta, que atua na administração dos projetos da ADS.

O espaço em si ele é muito bem ocupado, decorado, que exala uma proposta nova de sustentabilidade, de bem viver. Não é um espaço de comercialização tradicional a gente logo percebe, com produtos orgânicos, decoração de muito bom gosto, destacou o coordenador executivo Almir Alves. Segundo o economista, as características do trabalho em rede, verificados na visita à Ecotorres e a outros empreendimentos do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia*, vão contribuir para melhorar o desempenho de empreendimentos da Economia Solidária de outras regiões. O trabalho em rede é fundamental. Essa visita que estamos fazendo aqui é um pouco para aprender sobre esse funcionamento em rede.

Oficina mostrou que é preciso reforçar a comunicação sobre o valor dos produtos da Economia Solidária

As afirmações de Alves têm base sobre uma oficina em Antonio Prado, na Serra/RS, com empreendedores da todo Estado, nos dias 16 e 17 de agosto, quando foi identificado que o valor conceitual dos produtos da Economia Solidária ainda não está chegando ao consumidor em sua integralidade. Os nossos produtos provêm de empreendimentos da Economia solidaria, que têm um fazer diferente, provêm do trabalho associado, não e do trabalho assalariado, isso por si só já é importante.

Em relação ao foco na Agroecologia, o coordenador enumera, além do respeito ao meio ambiente, outros atributos sob o guardachuva da sustentabilidade: questões étnicas, culturais, de gênero e geracionais. Esses empreendimentos procuram praticar isso no seu fazer cotidiano, ao elaborar um produto. Nessa medida cumpre a nós perguntar: será que nós mostramos ao consumidor o que porta esse produto? O que está por trás?. No futuro, disse, Alves, a pretensão é investir numa pesquisa para apurar de forma mais científica a percepção dos consumidores a respeito dos produtos da Economia Solidária.

ADS visitou cinco empreendimentos no Litoral Norte

Assessorados pelo biólogo Sidilon Mendes da equipe técnica do Centro Ecológico, os representantes da ADS visitaram, além da Ecotorres, a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet), a Cooperativa Santo Anjo da Guarda (Coopergesa), Cooperativa dos Produtores Ecologistas (Econativa) e o Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac) da Rede Ecovida.

A Rede Ecovida de Agroecologia é um espaço de articulação da Agroecologia nos três Estados do Sul do Brasil. Essa rede é organizada em núcleos regionais. O Núcleo Litoral Solidário é o núcleo do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, formado por grupos e associações de agricultura familiar ecológica, cooperativas de consumidores e de produtores, feiras orgânicas e entidades de assessoria técnica.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br