Notícias
 
( 09/08/2016 ) Curso em Ipê ensina como preparar produtos de higiene e limpeza com ingredientes naturais
 


Mulheres de Ipê, na Serra do Rio Grande do Sul, aprenderam a preparar sabões, sabonetes, aromatizadores, desodorantes, cremes e outros produtos com ingredientes naturais, entre os dias 26 e 27 de julho de 2016, no Seminário Seráfico, em um curso ministrado por Isabel Kirsten, organizado pelo Centro Ecológico e Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal. De acordo com a bióloga e mestre em Conservacão da Biodiversidade, os produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica podem conter até 90% de materiais tóxicos para a saúde humana e poluentes para a natureza. Nos rótulos algumas informações são bem imprecisas como: veículo, espessante, corante, sequestrante, branqueador óptico. Esses nomes não especificam os componentes químicos utilizados que podem ser muito nocivos.

Segundo Isabel, componentes como o bactericida Triclosan, usado em sabonetes, inclusive para crianças, alteram o equilíbrio hormonal de animais aquáticos e terrestres. Os parabenos estão associados à câncer de mama e a problemas neurológicos. Os ftalatos, usados em fragrâncias, também alteram os hormônios e causam alergias.

Em contrapartida, os óleos essenciais extraídos das cascas, folhas, flores e raízes de plantas, e os hidrolatos, água aromática resultante do processo de destilação dessas matérias primas, proporcionam um aroma muito agradável aos produtos de limpeza e cosméticos, têm propriedades terapêuticas a nível físico, como dermatológico e emocional, destacou a bióloga.

As receitas preparadas nos três módulos do curso estão na seção Boletins Informativos.

Clique e baixe a Agrofloresta e óleos essenciais aqui.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br