Notícias
 
( 02/08/2016 ) Capacitação em Farroupilha reuniu representantes de todos os núcleos da Rede Ecovida de Agroecologia
 


Uma demanda identificada em maio, durante a Plenária Sistemas Participativos de Garantia (SPG), reuniu representantes de todos os núcleos da Rede Ecovida de Agroecologia em Farroupilha, entre 25 e 28 de julho, para uma Capacitação sobre legislação e procedimentos de verificação da conformidade orgânica. De acordo com a secretária do Núcleo Litoral Solidário, Valdirene Evaldt, os principais temas abordados nos três dias do encontro foram a legislação dos orgânicos, insumos permitidos, documentos e metodologias da Rede Ecovida.

A principal pauta foi a documentação, mas também foram discutidas formas de trabalhar a questão das barreiras de proteção dos cultivos, normas para certificação nos núcleos, regras da própria rede e leis do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), disse o coordenador do grupo Rio Bonito, Lenilson Webber Carlos, de Morrinhos do Sul.

Rede Ecovida promove a produção e o consumo de alimentos orgânicos

Com 29 núcleos regionais nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a Rede Ecovida constitui um espaço onde agricultores, técnicos e consumidores se organizam para promover a Agroecologia. Uma das conquistas da rede é o reconhecimento, pelo Mapa, de seu sistema de certificação orgânica.

Núcleo regional enviou 12 representantes

O Núcleo Litoral Solidário, um dos oito grupos do Rio Grande do Sul, participou com representantes dos grupos Vale do Maquiné, Grupo Ecológico Santo Anjo da Guarda (Gesa), Associação dos Produtores Ecologistas de Morrinhos do Sul (Apemsul), núcleos Raposa e Três Passos da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres, Agroindústria Morro Azul, grupo Rio Bonito, Cooperativa de Consumidores de Três Cachoeiras ( Coopet) e Centro Ecológico.
Na avaliação do agricultor Lenilson e de outros membros que participaram da capacitação, Litoral Solidário está bem representado pelo técnico Cristiano Motter e pelo agrônomo Laércio Meirelles.

Leia também: ( 16/05/2016 ) Rede Ecovida realiza Plenária de SPG


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br