Notícias
 
( 10/05/2016 ) Centro Ecológico capacita novos agricultores ecologistas no Litoral Norte/RS
 


Foto de uma das etapas teóricas no Centro de Pastoral. De Estefânia Camargo

Dois cursos de 32 horas realizados em Dom Pedro de Alcântara e Mampituba capacitaram 38 agricultores a produzir alimentos sem agrotóxicos e ingressar no mercado de orgânicos. Em Mampituba, o curso de oito etapas iniciado na segunda quinzena de março no Centro de Convivência, capacitou 26 agricultores. Em Dom Pedro de Alcântara, o curso no Centro de Pastoral iniciou em abril e teve quatro etapas de oito horas, onde se formaram 12 novos agroecologistas.

Abriu a nossa cabeça de ver a ecologia de um jeito diferente, disse Edson Gomes dos Santos, que fez o curso no Centro de Pastoral. O agricultor, que já plantava sem veneno só para consumo da própria família, está começando o bananal ecológico para comercialização com a Cooperativa Agrícola Santo Anjo (Coopergesa).

O vice-prefeito de Mampituba, Dirceu Selau, tem uma avaliação positiva sobre a forma de comercialização dos orgânicos e por isso avalia o crescimento da agricultura ecológica como um avanço para o município.Tínhamos 18 famílias, hoje tem mais de 50. Conforme Dirceu, além de ser sem veneno, a banana ecológica é vendida por peso e não por caixa, como é a convencional. Não tem banana de segunda, que na convencional são duas por uma, explicou.

O curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica foi organizado pela ONG de assessoria técnica Centro Ecológico. Em Mampituba houve parceria com a Emater e Prefeitura Municipal.

Região tem mais de 200 famílias certificadas

O Litoral Norte tem hoje aproximadamente 400 famílias produzindo sem agrotóxicos. Dessas, pelo menos 200 estão certificadas pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Rede Ecovida de Agroecologia. A produção é comercializada em feiras ecológicas de Porto Alegre e Região Metropolitana, Caxias do Sul, Torres, Imbé e cooperativas de consumidores de Três Cachoeiras (Coopet) e Torres (Ecotorres). Por meio da Cooperativa de Produtores Ecologistas Econativa e da Coopergesa a produção ecológica alcança também supermercados e mercado institucional.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br