Notícias
 
( 05/05/2016 ) Açaí de juçara é destaque em Encontro de Donatários da IAF
 


Foto de Estefânia Camargo

O uso do açaí da palmeira juçara para gerar renda e preservar a Mata Atlântica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi o ponto que mais se destacou no projeto apresentado pelo Centro Ecológico durante o Encontro de Donatários Brasil da Fundação Interamericana (IAF) , realizado em João Pessoa, Paraíba, entre 25 e 29 de abril de 2016.

Nós levamos balinhas e barrinhas de banana de açaí juçara, que também despertaram interesse como formas de processamento do açaí. Outro ponto que foi bem comentado em relação ao Sul do Brasil foi a questão da Rede Ecovida de Agroecologia, especialmente em relação ao Sistema de Certificação Participativa, relatou a agrônoma Estefânia Camargo. Junto com a agricultora Zelma Strege Evaldt, Estefânia representou o Centro Ecológico entre outras 29 organizações do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País apoiadas pela IAF.

No primeiro dia, as organizações participaram de uma feira de projetos, mostrando a diversidade de conhecimentos, sabores, texturas e cores das diferentes regiões. Nos outros dias discutiram os principais avanços e desafios dos projetos e temas como mobilização de mulheres, juventude, comercialização e incidência política. Houve também uma visita ao Centro de Educação Popular da cidade de Nova Palmeira, no interior da Paraíba.

O evento oportunizou momentos de trocas e aprendizado entre organizações apoiadas pela IAF, conhecimento de outras realidades e experiências, além de reflexões coletivas sobre os desafios em comuns e as possibilidades de parcerias entre essas organizações, avaliou Estefânia.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br