Notícias
 
( 27/04/2016 ) Meio ambiente e agroecologia marcam o 14º Encontro de CEBs em Farroupilha
 


Foto do auditório por Rosimere Becker

O cuidado com o meio ambiente foi a tônica do 14º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado entre os dias 21 e 23 em Farroupilha com representantes de pastorais das dioceses da Igreja Católica do Rio Grande do Sul. Várias pessoas, cidadãs e cidadãos comuns, que tiveram oportunidade de falar no palco, falaram do cuidado que tem que ter com a Terra, nossa casa comum, relatou Sidilon Mendes, uma das 40 lideranças da Diocese de Osório que participaram do evento.

O biólogo frisou que, nesse contexto, a agroecologia, tema apresentado pela Pastoral da Terra, tem a ver com o respeito pelo ambiente e com a ideia de não ferir a Mãe Terra. Aqui na região tem toda uma história da agricultura ecológica dentro das CEBs, da Pastoral da Juventude Rural(PJR), com agricultores que nasceram nas CEBs.

Conforme Mendes, dentro da proposta de troca de conhecimentos entre as pastorais de diferentes regiões, o Litoral Norte se destaca pelo estágio de organização da produção e venda de alimentos sem agrotóxicos. Por essa razão, as lideranças da região foram convidadas a visitar uma comunidade de Porto Alegre que pretende organizar um espaço de comercialização de orgânicos.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br