Notícias
 
( 11/04/2016 ) Associação de mulheres comemora 15 anos no Litoral Norte
 


Foto: palestra do padre e escritor Paulo Wendling, que há 27 anos trabalha com medicina natural


A comunidade Boa União prestigiou, no domingo, 10 de abril de 2016, no Salão Comunitário da Igreja Católica, os 15 anos de fundação da Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário de Três Forquilhas (Amadecom), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O evento começou com uma palestra sobre saúde e alimentação, com padre Paulo Wendling, de Novo Hamburgo, seguido por almoço, e festa, à tarde.

Estou me sentindo orgulhosa de chegar até aqui, é uma conquista, disse a sócia fundadora Celi Aguiar. Apesar de matar um leão por dia e lamentar a saída de outras fundadoras, a agricultora reconhece a influência da Amadecom no processo de organização de outras iniciativas agroecológicas, como o Grupo Ecológico Boa União. Formado por dez famílias, o grupo produz frutas, verduras e banana, vendida no município de Terra de Areia e e em supermercados de Porto Alegre, por meio da Cooperativa Agrícola Santo Anjo da Guarda (Copergesa), de Três Cachoeiras.

Uma dessas famílias é a de Sueli Fernandes de Souza, que está há 10 anos na Amadecom. Conforme a agricultora, ela e o marido, Odir, só perceberam a riqueza que tinham na propriedade depois de ingressar na associação. A venda de banana aumentou, valorizou, incentivou, a gente já gostava das coisas orgânicas, agora a gente gosta mais ainda.

Parcerias incentivaram a formação e permanência da associação

Celi creditou seu conhecimento ao trabalho com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e, em relação ao meio ambiente, cuidado com as nascentes e cultivos orgânicos, ao Centro Ecológico. É um conjunto, nao sei viver mais sem esses parceiros.
Para o futuro, a associada quer fortalecer a geração de renda da Agroindústria da Amadecom e trazer mais mulheres para, além dos pães, investir mais na produção de polpa de açaí de juçara. Atualmente a Amadecom conta cm oito associadas.

Onde fica Boa União

A comunidade de Boa União, distante a cerca de 20 quilômetros da sede do município de Três Forquilhas, tem aproximadamente 400 moradores e uma paisagem deslumbrante de Mata Atlântica para todos os lados.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br