Notícias
 
( 21/01/2016 ) Debate sobre transgênicos está dominado por crenças, diz pesquisador
 


Foto: Sandra Jussara Ribeiro

Os cultivos transgênicos precisam de mais agrotóxicos, têm efeitos negativos sobre a saúde e, à medida em que interferem na seleção natural das plantas, contaminando as mais resistentes, ameaçam a produção futura de alimentos. Por que então, em nome da Ciência, os defensores dessa tecnologia ignoram seus riscos documentados? No artigo TRANSGÊNICOS E SEUS RISCOS: A CIÊNCIA A SERVIÇO DA INDÚSTRIA QUÍMICA, o professor Antônio Andrioli afirma que o debate sobre transgênicos é muito mais ideológico que científico, e expõe os pontos discutidos na palestra Biotecnologia e biorriscos, apresentada na noite de quarta-feira, 20 de janeiro de 2015 no Fórum Social Temático de Porto Alegre.

Conforme Andrioli, os pesquisadores financiados pela indústria química procuram construir a base para a aceitação dos transgênicos, de forma a assegurar seus próprios empregos . Por outro lado, se o uso de uma técnica representa vantagens para uma minoria e causa prejuízos para a maioria, a decisão sobre sua utilização cabe à sociedade.

O artigo tem 23 páginas e está na seção Artigos. Clique aqui para ler na íntegra.

A palestra Biotecnologia e biorriscos foi uma atividade do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, com apoio de diversas entidades, como a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).

Mais informações no site andrioli.com.br


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br