Notícias
 
( 24/11/2015 ) Consumo consciente ganha mais espaço em Torres
 


Foto:Carol Salles

O consumo de produtos sem agrotóxicos ganha mais espaço em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no dia 24 de novembro de 2015. A partir dessa data, a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos (Ecotorres), atenderá em uma nova loja, à rua General Osório, 158, no Centro da cidade. Fundada em dezembro de 1999, a Ecotorres abriu o primeiro ponto de venda em janeiro de 2000. 

Segundo a responsável pelas compras Clédia Schinofre, o mix de produtos foi ampliado, com novas linhas e aproximadamente cem itens a mais.  Para o coordenador Jose Alberto Johann, os consumidores e a Agroecologia serão beneficiados.A nova loja nos permite oferecer uma variedade maior de produtos, melhor distribuídos, num espaço físico mais amplo, em local de muita visibilidade. Além da Ecotorres, o novo espaço terá o Café Mistura e será compartilhado com as ONGs  Centro Ecológico e Onda Verde. 
 
  
Organização em cooperativa de consumo é algo incomum no Brasil
 
Na percepção de Johann, a organização de pessoas com o objetivo de consumir alimentos orgânicos da agricultura familiar é algo incomum no Brasil. Foi exatamente essa a história da Ecotorres. Inspiradas pela Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet), que por sua vez teve como referência a Cooperativa Coolmeia de Porto Alegre, algumas lideranças de Torres se uniram e fundaram a Ecotorres. Apesar das dificuldades inerentes a qualquer negócio, a cooperativa se manteve, e hoje, conforme Johann, Torres  tem o privilégio de ter a sua cooperativa. E uma Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos! Isso é algo pra se comemorar. 
 
A Ecotorres também faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia, uma rede que integra consumidores, agricultores e pesquisadores em torno da Agroecologia. Outra articulação da cooperativa é a Cadeia de Frutas Nativas, junto com empreendimentos da economia solidária de outras regiões do Estado. 
 


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br