Notícias
 
( 17/03/2007 ) Coletivo de Mulheres busca referências nas cooperativas de consumidores do litoral norte
 


Um grupo de 35 agricultoras familiares de Constantina - município na região norte do Rio Grande do Sul - viajou 800 quilômetros para conhecer a organização dos consumidores e consumidoras do litoral norte do RS.
A visita às cooperativas Coopet – de Três Cachoeiras e EcoTorres – de Torres, aconteceu na tarde de sexta-feira, 16 de março. Desde dezembro de 2006 que a EcoTorres está em uma nova loja na Casa da Economia Solidária, patrocinada pela Petrobras através do Projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar.
De acordo com as organizadoras da viagem, foi a necessidade de buscar experiências diferentes daquelas do seu município que motivou a visita a estas duas cooperativas de consumidores. Em Constantina, as experiências em nível de sindicato, cooperativas de crédito, produção, agroindústria e habitação estão bem avançadas, mas o trabalho com comercialização ainda dá seus primeiros passos, através de uma feira no STR e a partir de abril com a abertura de um quiosque que vai reunir o trabalho de 13 agroindústrias. Por outro lado, a produção de grãos e leite não têm sido suficientes para viabilizar as pequenas propriedades, que então buscam no cultivo de citros e parreirais alternativas de desenvolvimento. Em relação aos grãos, a situação se agrava pela contaminação por transgênicos: “os agricultores plantavam convencional, mas quando iam vender, era constatada a contaminação.”
Depois de visitar a EcoTorres, o grupo conheceu também a loja da Cootav - Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas - que trabalha com confecção de camisetas e uniformes, também na Casa da Economia Solidária.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br