Notícias
 
( 21/10/2015 ) Eventos promovem consumo de alimentos saudáveis
 


Foto: A socióloga Iara Aragonez coordenou o debate após a apresentação do filme Muito além do peso

Uma oficina, um jantar e uma sessão de cinema promoveram, nos dias 17 e 19 de outubro de 2015, a proposta da campanha Orgânicos para um mundo mais verde, da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN), de consumir alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis. As atividades foram organizadas pelo Centro Ecológico em parceria com as cooperativas de consumidores de Três Cachoeiras (Coopet), de Torres (Ecotorres) e Cineclube Torres.

Na manhã de sábado, 17 na Coopet, as crianças plantaram mudas de alface, repolho e outras hortaliças. Trouxemos plantas que eles consomem no dia a dia para despertar o interesse pelo alimento, explicou o tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé. Em casa as crianças acompanharão o crescimento das plantas. Vou botar água e cuidar bem, garantiu a participante Ana Beatriz Guimarães.

À noite, no Restaurante da Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Dom Pedro de Alcântara, o jantar orgânico reuniu consumidores da Coopet e Ecotorres. O evento também celebrou os 30 anos do Centro Ecológico.

Filme alerta para causas da crescente obesidade nas crianças

Na noite de segunda, 19, no Centro Municipal de Cultura em Torres, merendeiras, professoras, mães, pais e estudantes assistiram ao filme Muito Além do Peso. A produção da Maria Farinha Filmes apoiada pelo Instituto Alana mostra a enorme quantidade de açúcar e gordura em biscoitos, refrigerantes, sucos e salgadinhos. É bem forte este documentário no sentido de alertar, mas é difícil para os pais lutarem contra a propaganda, reconheceu a professora Mirtes Munari, da Escola São Judas, no bairro Rio Verde. Já a nutricionista Patrícia Pugen, da Secretaria Municipal de Educação de Torres, lamentou que, apesar do trabalho para melhorar a alimentação, muitas crianças levam para a escola salgadinhos e refrigerantes.

A apresentação foi organizada pelo Cineclube Torres, dentro da programação de outubro dedicada ao tema alimentação.Antes da sessão os convidados lancharam pães orgânicos, maionese de banana, chimias orgânicas e suco de açaí juçara. É o alimento bom, justo e limpo contrastando com o que é mostrado no filme, observou a socióloga Iara Aragonez. A sessão teve apoio da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), coletivo Dimensão Ecológica e Onda Verde.Em painéis no saguão da Centro de Cultura, a Escola Rural de Osório mostrou pesquisas sobre o efeito dos agrotóxicos no cultivo de alimentos.

Campanha da SSPN é realizada em cinco continentes

A campanha Orgânicos para um mundo mais verde é realizada em 25 países da África, Ásia, América Latina e Europa para estimular o consumo sustentável.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br