Notícias
 
( 05/10/2015 ) Educadoras ambientais aprendem técnicas para aprimorar produção textual
 


Foto: professoras posam com os posters da campanha Orgânicos para um mundo mais verde

Como escrever de forma clara, textos atraentes sobre os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em escolas de Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Torres, foi o tema da reunião da Teia Mata Atlântica, na tarde de 2 de outubro de 2015, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara. A escrita é questão de prática, garantiu a assessora do encontro, Liége Frainer Barbosa. Segundo a professora, um bom texto é claro, fácil de entender e segue um pensamento lógico.

Por meio de exercícios, Liége mostrou a importância de evitar frases muito longas, falta de concordância gramatical e uso de voz passiva. A gente corre o risco numa sistematização de cair na armadilha de contar o que aconteceu desta forma: as árvores foram cortadas, as sementes foram distribuídas. Conforme a assessora, esta ordem distancia o leitor do texto. Por isso, o uso da voz ativa seria o mais apropriado para relatar uma atividade. Assim, a frase ficaria: as crianças, ajudadas por seus pais, cortaram os galhos das árvores e distribuíram as sementes.

A professora recomendou a leitura dos livros Guia de escrita criativa, de Pedro Gonzaga e Jane Tutikian e Guia prático de Português correto, de Claudio Moreno.

Café orgânico na primeira atividade da campanha Orgânicos para um mundo mais verde

As professoras da Teia foram o primeiro grupo a conhecer os materiais da campanha Orgânicos para um mundo mais verde , que neste mês é realizada em 25 países África, Ásia, América Latina e Europa para estimular o consumo sustentável. Na entrada do Centro de Pastoral havia posters da ilustradora Carol Salles feitos em material reciclado. No final do encontro as professoras lancharam bolos, pães, pastas de legumes, doces e café orgânicos.

Na região, a campanha Orgânicos para um mundo mais verde é desenvolvida pelo Centro Ecológico com apoio da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza.

A notícia Inicia a terceira edição de campanha mundial de estímulo à agricultura orgânica tem mais informações sobre a Orgânicos para um mundo mais verde.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br