Notícias
 
( 03/08/2015 ) Encíclica verde pauta Fórum das pastorais sociais no Litoral Norte/RS
 


A Ecologia, tema central da encíclica lançada pelo Papa Francisco em junho deste ano, pautou os estudos do 4º Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Osório da Igreja Católica, no dia 1 de agosto de 2015, no Salão da Comunidade de Raposa e em cinco experiências do município conectadas ao cuidado com a Terra e as pessoas.

Foram visitadas a propriedade da família Fernandes, a cooperativa de consumidores Coopet, o Mutirão contra a Fome e a Miséria, a Agroindústria Ecológica Morro Azul e a farmacinha do MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), relatou a mestranda em Desenvolvimento Rural Anelise Becker Vieira, da Pastoral da Juventude. Conforme Anelise, as experiências visitadas poderão inspirar empreendimentos em outros municípios da Diocese de Osório.

A mestranda em Desenvolvimento Rural identificou pontos comuns entre a agenda do 2º Encontro de Movimentos Populares realizado em julho na Bolívia e as atividades do fórum de sábado. Lá o foco principal foi a luta por terra, trabalho, as questões sociais e muito da questão do cuidado com a Terra.

Clique aqui para ler o discurso do Papa Francisco no Encontro de Movimentos Populares na Bolívia. Aqui um podcast sobre a encíclica, da EBC.

O 4ª Fórum das Pastorais Sociais teve apoio do Centro Ecológico, que forneceu suco de açaí de juçara da Mata Atlântica e da Coopergesa, com banana ecológica.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br