Notícias
 
( 28/07/2015 ) Orgânicos da região de Torres podem chegar a outros mercados do Sul do País
 


Entidades do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia discutiram na manhã de 27 de julho de 2015, no Centro de Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, estratégias para que os orgânicos da região cheguem a outros mercados do Sul do País, por meio dos núcleos da rede no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O desafio agora é identificar tanto os produtos disponíveis para venda quanto aqueles que as agroindústrias precisam e os consumidores querem.

Assim, cada grupo deve elaborar, até o dia 20 de agosto, uma lista de demandas e uma de ofertas. A de ofertas deve ter o valor dos produtos, quantidades, período de produção, se está certificado (como orgânico) ou em transição (de convencional para orgânico). No dia 28 as listas serão apresentadas na reunião em Passo Fundo, com todos os núcleos do Rio Grande do Sul , explicou a técnica do Projeto Ecoforte Janaína Soares. Na região de Torres, este projeto do governo federal para fortalecer a agricultura orgânica é desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), Associação Nascente Maquiné (Anama) e Centro Ecológico.

Rede Ecovida presente em todas as regiões do Sul do Brasil

Conforme o site da Rede Ecovida de Agroecologia, atualmente estão constituídos 26 núcleos nos três Estados do Sul do Brasil, com associações de agricultura familiar ecológica, agroindústrias, técnicos, feiras, cooperativas e outros atores interessados nos princípios agroecológicos.

Encontro reuniu 12 entidades

O encontro reuniu representantes da Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário de Três Forquilhas (Amadecom), Associação Içara Maquiné, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio da Patrulha, Cooperativa Regional dos Produtores Ecologistas (Econativa), Coopernativa, Associação Nascente Maquiné (Anama), Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet), Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres), Grupo de Agricultura Ecológica Rio Bonito, Agroindústria Morro Azul, Sítio São José e Centro Ecológico.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br