Notícias
 
( 08/07/2015 ) Educadoras do Litoral Norte se preparam para publicar experiências em educação ambiental
 


Até o início de 2016, as experiências das escolas que integram a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica serão mostradas em uma revista. Será o segundo número da revista da Teia, que a exemplo da primeira edição, deverá partir dos registros das professoras sobre os projetos aplicados em sala de aula. Para incentivar este trabalho, 28 educadoras das redes públicas de Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Torres e Três Cachoeiras, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estudaram os conceitos de sistematização do educador Oscar Jara Holliday na tarde de 7 de julho de 2015, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, durante o terceiro encontro da rede neste ano.

Segundo a assessora Adriane Lippert Bittencourt, a falta de sistematização das atividades impede um maior intercâmbio de conhecimento entre educadores, porque muitas vezes um professor desenvolve uma atividade na escola e os colegas ao lado nem sabem o que ele está fazendo. Para Adriane, a visibilidade valoriza também o estudante. Ele vê que um trabalho do qual ele participou e produziu está lá publicado. Então ele se sente protagonista do processo.


O que é a Teia

Desde outubro de 2005, a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica reune educadoras de escolas da rede pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A rede iniciou em um curso teórico-prático sobre a Mata Atlântica e questões socioambientais da região. No ano passado, junto com a Rede de Educadores Ambientais de Porto Alegre, foi tema da dissertação de doutorado em Educação de Marcelo Gules Borges na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).


Primeira edição disponível em PDF

A primeira edição da revista da Teia, publicada em maio de 2009 pelo Centro Ecológico, relatou projetos implementados nas escolas Abelhinha, Angelina Maggi, Dom José Baréa, Fernando Ferrari e Felipe Schaeffer, de Três Cachoeiras, e Marechal Deodoro, de Torres: Semeando a Carta da Terra nas escolas da rede pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Aqui, o trabalho do educador Oscar Jara Holliday publicado no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Para sistematizar experiências.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br