Notícias
 
( 05/03/2007 ) Mulheres rurais do litoral norte são sujeitas da história de preservação e conscientização ambiental
 


Nos anos 1980 o debate ambiental ganhou força e os agricultores familiares começaram a ser vistos como garantia de preservação do meio ambiente.
No litoral norte do RS e no sul de SC,a percepção de que as famílias estavam expostas aos venenos e a vontade de resgatar práticas sustentáveis de produção, levou as mulheres a se organizar e, juntamente com jovens e também homens, formar a ACERT – Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres- em novembro de 1991. Esta organização despertou em outras famílias da região o desejo de produzir sem poluir e sem se expor aos riscos dos venenos. Hoje cerca de 300 famílias estão organizadas em 15 grupos e associações de agricultura ecológica.
As mulheres agricultoras participaram ativamente de toda esta história, inclusive com organizações próprias, como o MMTR – Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, atual MMC.

No ano de 2000, em parceria com a ACERT e o Centro Ecológico, o MMC desenvolveu o projeto Recuperação de Matas Ciliares com Espécies de Interesse Medicinal, com apoio do PD/A – Subprograma Projetos Demonstrativos Categoria A, do Ministério do Meio Ambiente. Através deste projeto, foram recuperadas dez áreas ciliares, cursos de água e nascentes com espécies vegetais nativas da região, nos municípios de Três Forquilhas, Mampituba, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Maquiné Torres e Três Cachoeiras.

Desde 2004 este projeto entrou em sua fase de consolidação e está sendo expandido para outras 12 áreas espalhadas pelos municípios da região. Além do plantio de mudas, o MMC realiza um trabalho de formação da população local sobre a importância das matas ciliares na preservação do ecossistema local e de conscientização ambiental das crianças e adolescentes.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br