Notícias
 
( 01/06/2015 ) Empresários da Suécia comparam formas de produção da banana
 


Ilustração: campanha da SSPN para conscientizar a população sobre as consequências da produção convencional de banana

Um estudo comparativo entre métodos orgânicos e convencionais de bananicultura na Costa Rica, República Dominicana e Brasil, foi apresentado pelo agrônomo André Gonçalves, para jornalistas e empresas de varejo da Suécia no dia 27 de maio, em Estocolmo. Os três países são grandes exportadores da fruta para o país, onde cada pessoa consome em média 100 unidades da por ano. A apresentação fez parte de uma estratégia da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSNC, pela sigla em inglês) para estimular o consumo de banana orgânica no país, tendo em vista o alto índice de contaminação das bananas convencionais.

Na pesquisa coordenada por Gonçalves, os resultados apontaram que, para atender a demanda mundial, muitos produtores são seduzidos a fazer uso de uma grande quantidade de produtos químicos e fertilizantes para produzir mais rápido e com menos trabalho.Isso cria consequências muito negativas para o ambiente, para as pessoas que trabalham e vivem perto de fazendas onde as bananas são produzidas, afirmou o especialista. Para o agrônomo, são muitos os benefícios da agricultura biológica. Na produção orgânica o ambiente, agricultores e moradores não ficam expostos a esses produtos químicos. Além disso, o custo de produção é mais baixo, o que dá aos agricultores um melhor retorno econômico.

André Gonçalves é coordenador técnico do Centro Ecológico Litoral e professor de Agroecologia no Instituto Federal Catarinense.

Com informações da matéria publicada no site da naturskyddsforeningen.se/.
Com informações da matéria publicada no site da SSPN.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br