Notícias
 
( 12/05/2015 ) Produção ecológica da região de Torres pode contribuir com o Litoral Norte do RS
 


Foto: Sidilon Mendes

Notícia atualizada em 14 de maio de 2015, com informações da pesquisadora Angélica Siqueira.

Os processos de produção e consumo de alimentos ecológicos da região de Torres poderão contribuir na definição de estratégias de qualificação e ampliação do desenvolvimento rural sustentável do Litoral Norte. Por esta razão, algumas iniciativas agroecológicas da região receberam, nos dias 6 e 8 de maio de 2015, acadêmicos do curso de Nutrição  e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PGDR) da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A visita organizada pelo Centro Ecológico foi uma demanda da Assessoria Territorial para Gestão do Território Rural Litoral/RS.

No dia 6, as estudantes de Nutrição conheceram a Escola Fernando Ferrari, na comunidade de Chimarrão, em Três Cachoeiras. Elas viram como se prepara a batida de açaí juçara servida aos alunos  e degustaram , relatou o biólogo Sidilon Mendes.  Na agrofloresta da família Strege Evaldt, em Morrinhos do Sul, conheceram a origem da fruta nativa consumida na escola e almoçaram uma refeição ecológica com produtos da horta  familiar. Voltando a Três Cachoeiras, visitaram a Agroindústria Morro Azul, da família Becker, para ver como o açaí juçara é transformado em polpa.

No dia 8, foi a vez do grupo do PGDR conhecer a agrofloresta de Cezimundo Jorge Cardoso  e a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet). Os pós-graduandos também conversaram com técnicos do Centro Ecológico e do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) sobre a Rede Ecovida de Agroecologia, a Cadeia de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul e regularização de agroflorestas. 

No dia 9, a equipe do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Etnoecologia (Nipedete), responsável pela assessoria aos colegiados* do Território Rural do Litoral e Campos de Cima da Serra, reuniu-se no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara para discutir estratégias de aproximação entre a Política Territorial e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Nipedete, formado por representantes da Ufrgs , Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional /RS, está desenvolvendo o projeto Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e seus Respectivos Municípios.

Estas atividades tiveram como um dos objetivos fortalecer as Redes de Agroecologia que atuam nestas regiões, em especial a Resnea - Rede Sul de Núcleos de Agroecologia, explicou, por e-mail, a nutricionista Angélica Siqueira, Angélica Siqueira,assessora territorial para Gestão Social do Território Rural Litoral/RS.



*O que é o colegiado
O Colegiado do Território Rural do Litoral Norte integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Conforme informações da página do Campus Ufrgs -Litoral Norte no Facebook, o papel do Colegiado de Desenvolvimento Territorial é sensibilizar, comprometer, articular e coordenar os atores sociais do território, com vistas à construção coletiva de um Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável, elaborando uma agenda de prioridades, bem como a seleção dos projetos a serem implantados.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br