Notícias
 
( 23/04/2015 ) Participação de jovens agricultores é destaque no Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia
 


Atualizado em 28 de abril de 2015.

A presença de aproximadamente 300 jovens agricultores ecologistas entre as 1mil e 500 pessoas que participaram do 9º Encontro Ampliado da Rede Ecovida, dias 20, 21 e 22 de abril em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, sinalizou que, pelo menos nas propriedades agroecológicas, cada vez mais filhos têm a intenção de continuar a atividade dos pais.

Foi verbalizado isso lá. Teve um depoimento de um jovem falando que tem orgulho de ser agricultor. Nunca tinha visto isso em um encontro ampliado, disse o tecnólogo em Gestão Ambiental Cristiano Motter, que acredita ter participado de todos os encontros anteriores.

A agricultora e estudante de Agronomia Raquel Fernandes, atribui a maior participação dos jovens no evento à valorização que a Rede Ecovida dá a este segmento.Tinha um seminário exatamente com esse assunto. O primo de Raquel, Natan Fernandes, agricultor e técnico agrícola, participou desta atividade, denominada Seminário juventude e o futuro da Rede Ecovida: perspectivas futuras.

Assim como Raquel, Natan observou que havia um número considerável de pessoas da idade dele e muitos querendo a sucessão familiar. Depois do seminário, os jovens sintetizaram os avanços e desafios para sua geração e definiram comissões para organizar um encontro ampliado somente para a juventude. Foram feitas propostas para começar nos núcleos. Fiquei como responsável no Núcleo Litoral Solidário de levar essas propostas.

Além dos primos Fernandes e de Anelise Becker Vieira, de Três Cachoeiras, dois jovens agricultores de Maquiné e dois de Osório viajaram entre os 42 ecologistas do Núcleo Litoral Solidário. Este núcleo abrange grupos, associações, cooperativas e agroindústrias ecológicas dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Já a Rede Ecovida conta com núcleos nos três Estados do Sul do Brasil e sua principal missão é promover a Agroecologia.

Leia mais nesta matéria da FLD e da Articulação Nacional de Agroecologia.

Depoimentos no Facebook de pessoas do Núcleo Litoral Solidário que foram ao 9º Encontro Ampliado da Rede Ecovida

Elci da Paz Scheffer: Que coisa boa !!!! Muito feliz de ter feito parte desta turma animada e totalmente do bem.
Turma animada e totalmente do bem. Lindo encontro, novos ânimos, grandes possibilidades.

Zita Benck: Zita Benck - maravilha de encontro .IX encontro ampliado da rede ecovida de agroecologia.valeu.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br