Notícias
 
( 30/03/2015 ) Oficina pode incrementar uso do açaí juçara na merenda escolar de Arroio do Sal
 


A partir de uma oficina ministrada na tarde de 26 de março de 2015 na Escola Municipal Raimundo Fernandes de Oliveira, em Areias Brancas, Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, os 1.200 estudantes da rede pública deste município poderão ter, com mais frequência, açaí de juçara na merenda.

Inserido na alimentação escolar há aproximadamente três anos, o alimento ainda é pouco utilizado pelas merendeiras, segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Vera Ramos Barcellos. O povo tem uma resistência muito grande, mas tenho impressão que desta vez vai ficar mais forte ( a utilização do açaí juçara).

O primeiro contato de Vera com o produto foi por meio da nutricionista das secretarias de Educação de Três Cachoeiras e Terra de Areia, Daniele Galeriano, em um evento. Depois, Vera e todas as merendeiras de Arroio do Sal visitaram a Escola Fernando Ferrari, na comunidade de Chimarrão, em Três Cachoeiras, para ver de perto como os alunos desta escola apreciam a vitamina preparada pelas merendeiras.

A dica do biólogo e merendeiro da Escola Leonel Brizola Ismael Balbinot Battastini para conquistar o paladar dos estudantes é combinar a polpa do açaí juçara com outros alimentos, como o suco de maracujá. Apesar de ser uma planta nativa da Mata Atlântica, as pessoas não conhecem. Então a ideia é introduzir aos poucos para eles irem se acostumando.

A oficina Conhecendo o açaí juçara: teoria e prática foi promovida pela ONG de assessoria técnica Centro Ecológico, com apoio da Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas Econativa. A atividade teve como instrutores o biólogo Sidilon Mendes e a nutricionista Daniele Galeriano.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br