Notícias
 
( 24/03/2015 ) Agricultores e técnicos participam de dia de campo sobre maracujá orgânico
 


A propriedade do agricultor Edgar da Silva Cristovan, primeira em Mampituba a cultivar maracujá orgânico, recebeu 14 técnicos e agricultores de diferentes comunidades deste município, de Três Cachoeiras e Torres para um dia de campo sobre o manejo da fruta, no dia 18 de março.

De acordo com o instrutor da atividade, o agrônomo Edson Benites, da Cooperativa de Engenheiros Agrônomos e Profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina (Uneagro), o maracujá produz muito bem sem agrotóxicos. As 10 famílias produtoras do Vale do Araranguá comercializam a caixa com 12 quilos por R$ 55 reais, com preço estável do início ao final da safra.
Os agricultores vendem para os boxes de orgânicos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Central de Abastecimento (Ceasa) de Florianópolis e supermercado São Jorge também em Florianópolis. Para processamento em agroindústria , vendem para a Associação dos Agricultores Ecológicos da Serra Geral (Agreco) e Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas (Econativa) de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul.

Neste município, o técnico em informatica Patrique Castilhos Cardoso, da comunidade de Lajeadinho, pretende transformer a propriedade dos pais, que já cultivam banana sem veneno, em um reduto da ecologia. Ele começou a cultivar maracujá e acredita que o conhecimento deste dia de campo sera muito importante nesta caminhada na produção ecológica.

O dia de campo sobre maracujá orgânico foi organizado pela ONG de assessoria técnica Centro Ecológico e contou com a participação de técnicos da Emater e secretarias municipais de Agricultura de Torres e Mampituba.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br