Notícias
 
( 23/03/2015 ) Açaí juçara reforça a alimentação de mais de 2 mil alunos em Capão da Canoa
 


Além do aipim, alho, banana prata, batata doce, doce de banana, extrato e molho de tomate, feijão preto, polpa de maracujá e suco de uva orgânicos, os 2.135 alunos do Instituto Estadual Riachuelo, de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, passarão a consumir receitas preparadas com polpa de açaí juçara. Nesta escola, as sete profissionais responsáveis pela produção final da merenda escolar participaram da oficina teórica e prática Conhecendo o açaí juçara, no dia 17 de março de 2015, quando conheceram o processamento e formas de fazer deste produto da biodiversidade local um alimento apreciado pelos estudantes.

Na opinião do biólogo da equipe técnica do Centro Ecológico, Sidilon Mendes, a adesão das merendeiras à proposta dos orgânicos e do açaí juçara é fundamental para o sucesso da iniciativa de introduzir na alimentação escolar os benefícios dos frutos da palmeira juçara para a saúde dos estudantes, do meio ambiente e também para os agricultores locais. Para Mendes, estas profissionais desempenham um importante papel pedagógico dentro da comunidade escolar.

A oficina Conhecendo o açaí juçara teve consultoria da nutricionista das secretarias municipais de Educação de Três Cachoeiras e Terra de Areia, Daniele Galeriano e foi organizada pelo Centro Ecológico com apoio da Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas (Econativa).


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br