Notícias
 
( 17/12/2014 ) Merendeiras de Capão da Canoa participam de capacitação em Dom Pedro e Morrinhos do Sul
 


O bem-estar de 7 mil estudantes do ensino fundamental e infantil de Capão da Canoa, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu no dia 17 de dezembro de 2014, o reforço de uma capacitação especial para merendeiras de 22 escolas da rede municipal. De manhã, o grupo de 92 pessoas assistiu à palestra da nutricionista Irany Arteche no restaurante da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. À tarde, visitou as hortas ecológicas e agroflorestas das famílias Schardosim e Cardoso em Dom Pedro de Alcântara, e da família Strege Evaldt em Morrinhos do Sul.

Em sua apresentação, Irany destacou o valor do trabalho consciente das merendeiras na educação e a importância de estas profissionais ampliarem não somente o preparo, mas também o uso dos ingredientes. Para a mestre em Nutrição, a diversidade de alimentos consumidos atualmente se restringe ao que está no supermercado. A gente se rende ao apelo comercial e o que a gente ganha? Prejuízos para nossa saúde.

Tendo exercido por quatro anos a coordenação da alimentação escolar no Estado, Irany sabe que compras em grande quantidade têm limitações, mas atribui a maior limitação a fatores culturais. Uma licitação bem feita, com hortigranjeiros, não funciona se não tiver a parceria de vocês.

No entendimento da nutricionista da Secretaria de Educação de Capão da Canoa Dalva Linhares, o conhecimento sobre o ambiente e os agricultores é uma forma de sensibilizar as merendeiras e superar limitações relacionadas ao uso de determinados alimentos. Por essa razão, conforme a secretária de Educação, Lavina Dias de Souza, a Prefeitura Municipal apoiará outras capacitações.

Na região, o Encontro de merendeiras das escolas municipais de Capão da Canoa foi organizado pelo Centro Ecológico.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br