Notícias
 
( 24/01/2007 ) Litoral Norte do RS tem várias opções para consumo consciente e ecológico
 


No litoral norte do RS verão combina com alimentação saudável e consumo responsável.
Além das praias, a região de Torres abriga remanescentes da Mata Atlântica, espécies endêmicas, rios, lagoas e cursos de água, sendo considerada um Hot Spot ameaçado pela intervenção humana, especialmente as monoculturas da banana, arroz e fumo.
Por outro lado, desde o início dos anos 1990 a agricultura ecológica vem sendo adotada por um número crescente de famílias que se organizaram e continuam se organizando em grupos e associações, com a assessoria técnica do Centro Ecológico. Este trabalho de preservação e recuperação ambiental através da produção de alimentos é respaldado pelo desenvolvimento de um mercado local para produtos ecológicos desde 1999, quando algumas lideranças da cidade de Três Cachoeiras fundaram a primeira cooperativa de consumidores – Coopet. Hoje, a Rede Solidária de Produção e Circulação de Produtos Ecológicos no litoral norte do Rs e Sul de SC tem pelo menos quatro pontos de venda para quem estiver visitando ou passando por estes municípios:

Três Cachoeiras - RS
– Coopet – Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras – a 50 metros da BR 101, tem um excelente mix de produtos. Bom para quem estiver indo para Santa Catarina. Rua José Rolim de Matos, fone 51 3667 28 47.

Torres - RS

EcoTorres – Cooperativa deConsumidores de Produtos Ecológicos de Torres – avenida José Bonifácio, 107, na Casa da Economia Solidária, próximo à Caixa Econômica Federal. Fone 51 3664 5375.

Feira Ecológica Lagoa do Violão – sábados pela manhã ao lado do ginásio da Lagoa do Violão. Verduras, frutas e legumes da ACERT Mampituba, ACERT Raposa, Grupo Morro Azul e uma Banca da Rede Ecovida de Agroecologia. ACERT quer dizer Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres – foi a primeira associação de produção ecológica da região e referência para muitas outras.

Araranguá - SC

Viver Mais Alimentos Saudáveis – Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Araranguá. Rua XV de Novembro 1795, fone 48 3522 0644. Bom para quem estiver em Arroio do Silva, balneário Gaivota e Morro dos Conventos.


A foto é da Feira Ecológica Lagoa do Violão.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br