Notícias
 
( 26/11/2014 ) Deputada pede apoio ao PL de rotulagem dos alimentos com agrotóxicos
 


A coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Ecológica da Assembleia Legislativa deputada Marisa Formolo (PT) representou, na manhã desta quarta-feira (26), o Parlamento gaúcho na abertura do XIV Seminário Estadual e XIII Seminário Internacional sobre Agroecologia – Vivendo os princípios agroecológicos. O evento acontece na Assembleia até sexta-feira.

Em seu discurso de abertura, a deputada aproveitou para pedir o apoio dos participantes ao Projeto de Lei 99/2012, que estabelece a obrigatoriedade de indicação sobre o uso de agrotóxicos nos produtos alimentares comercializados no Rio Grande do Sul. Em julho do ano passado, o relator do projeto, na CCJ da AL gaúcha, deputado Frederico Antunes (PP) havia emitido parecer favorável, mas o retirou, a partir da pressão feita por ofício pela Fiergs, Fecomércio, Federasul e Fetag.

Em dezembro do ano passado reapresentou parecer. Desta vez, contrário. Desde então a proposta aguarda para ser votada. Esperamos conseguir derrubar o parecer, mas esta mudança de posição é uma demonstração de que o poder econômico é contrário ao direito dos gaúchos saberem se estão consumindo alimentos com ou sem veneno, afirma a deputada Marisa.

Pelo projeto da deputada Marisa, os produtos processados parcialmente ou industrializados comercializados no Rio Grande do Sul deverão ter a inscrição produzido com agrotóxico no rótulo de sua embalagem e os produtos comercializados em sua forma natural deverão ter a mesma inscrição nas caixas de acondicionamento ou exposição. Na justificativa do projeto, a parlamentar defende a nova legislação como forma de garantir à população o direito à informação. Em janeiro deixarei a Assembleia, mas espero que os que ficarem continuem esta luta pelo direito do consumidor saber se o alimento que está levando para casa foi produzido com ou sem veneno, argumentou.

Foto e texto: Claiton Stumpf


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br