Notícias
 
( 23/12/2006 ) Casa da Economia Solidária já é uma realidade no litoral norte do RS
 


Em uma sociedade guiada pela economia, cada real vale um voto. Com o objetivo de estender este conceito a um número cada vez maior de consumidores, foi inaugurada, na noite de quinta-feira, 21 de dezembro, a Casa da Economia Solidária, no centro de Torres, litoral norte do RS.

A festa começou com sucos e salgados ecológicos, música ao vivo e telão com vídeos sobre meio ambiente.

Mais tarde, Branca de Neve e a bruxa surpreendiam os convidados. Enquanto a bruxa oferecia maçãs e bananas convencionais, Branca de Neve alertava para os perigos dos agrotóxicos pulverizados nas frutas.

Hilda Zimmermann, uma das precursoras do ambientalismo no Brasil e autora do livro Brasilidade na Ecologia, fez uma fala em que convocou a comunidade torrense a preservar o Parque da Guarita, criação de seu companheiro de luta e amigo pessoal, José Lutzenberger.

A Casa da Economia Solidária reúne uma cooperativa de consumidores de produtos ecológicos – EcoTorres – e uma cooperativa que trabalha principalmente com confecção – Cootav.

A EcoTorres comercializa alimentos produzidos por grupos e associações de agricultores e agricultoras ecologistas do litoral norte do RS, sul de SC, integrantes do núcleo Litoral Solidário da rede Ecovida de Agroecologia e de outros núcleos da rede. A Cootav confecciona camisetas, bolsas e uniformes, trabalha com artesanato e serigrafia.

Em breve haverá um espaço para lanches e uma biblioteca com publicações sobre meio ambiente, agroecologia, consumo consciente e economia solidária.

O estabelecimento deste espaço é uma atividade do projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar – Ampliação e Consolidação, implementado pelo Centro Ecológico com o patrocínio da Petrobras para promover o fortalecimento da Rede de Economia Solidária que vem se formando na região desde o início dos anos 1990.

Estavam presentes agricultores, consumidores e associados da EcoTorres, integrantes da ONG Onda Verde, Acevam - Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba, de Praia Grande, SC e Silvana Ferrigo da Rede Ecovida.

O projeto é da arquiteta ambiental Roberta Arend e as plantas e arranjos ornamentais são de Valquíria Model.

Clique em Cursos e Eventos e veja mais fotos da festa de inauguração.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br