Notícias
 
( 21/11/2014 ) Escola promove uso consciente da água em Semana de Conscientização Ambiental
 


O uso consciente da água motivou os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, em Santo Anjo da Guarda, Três Cachoeiras, a fazer da 8ª Semana de Conscientização Ambiental (SCA), entre os dias 19 e 21, um palco de propostas para economizar e armazenar este recurso.

Cada turma organizou uma estação onde eram mostrados o ciclo da água, como fazer um biodigestor, o processo de produção da SCA, situações de desperdício da água, a Lagoa da Itapeva e o passo a passo para fazer uma cisterna.

Conforme os alunos do 7º ano Lucas Hertzog Machado e Filipe Daitx Monteiro, que fizeram o vídeo de apresentação da estação cisterna, a água usada na comunidade vem do Aqüífero Guarani e é uma das mais limpas do planeta. Fizemos para atingir a comunidade, porque a gente desperdiça muita água,, explicou Filipe.

A mãe do aluno do 1º ano Marco Antonio dos Santos Policarpo, Elisângela Santos, vai instalar uma cisterna para aproveitar a água da chuva em casa. Por causa do trabalho do filho na escola começou a cuidar o tempo no banho e a escovar os dentes com a torneira fechada. Esses dias ele me perguntou porque eu não usava um balde para lavar a área, porque eu estava usando mangueira.

Além da comunidade, a 8ª SCA recebeu a visita das alunas do curso de Magistério da Escola Angelina Maggi, dos alunos da Escola Ferrari de Três Cachoeiras e da Escola Demétrio de Mampituba.

A SCA foi realizada em parceria com o Centro Ecológico e a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica. A Secretaria Municipal de Educação, a Associação de Moradores e a Água Mineral Santo Anjo apoiaram o evento.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br