Notícias
 
( 13/11/2014 ) Campanha convoca população às ruas contra o uso de agrotóxicos
 


Recentemente a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida divulgou uma circular convocando a população para ir às ruas no dia 3 de dezembro de 2014 a fim de marcar o Dia Mundial do Não-Uso de Agrotóxicos.

A data foi estabelecida pela Pesticide Action Network (PAN) para recordar as 30 mil pessoas que morreram há 30 anos, muitas delas crianças, na catástrofe de Bhopal, Índia, quando vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.

O documento destaca que é fundamental pressionar o governo, deputados e senadores, para que defendam a saúde da população por meio do acesso a comida sem venenos, e a agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos da mesa dos brasileiros.

Segundo informações da circular, no Brasil, 1% dos proprietários de terra ocupam 44% das terras agricultáveis. Mas este 1% está representado por 51% do Congresso Nacional. Esta bancada ruralista defende os interesses do agronegócio, e luta pela aprovação de leis que facilitam o uso de mais agrotóxicos;
Soja, cana, milho e algodão, principais produtos do agronegócio, respondem juntos por 78,5% do uso de agrotóxicos no Brasil.

A campanha sugere como atividades de mobilização aulas públicas, panfletagem, feira dos envenenados, panelaço, entre outras que chamem a atenção sem demandar uma grande quantidade de pessoas.

Baixe aqui o panfleto da campanha.

Com informações de Jakeline Pivato
Secretaria Operativa da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br