Notícias
 
( 12/11/2014 ) Núcleo da Rede Ecovida certifica mais um grupo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul
 


Na última reunião de 2014, na tarde de terça-feira, 11 de novembro de 2014, no Salão Comunitário de Raposa, em Três Cachoeiras, o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia revalidou a certificação de conformidade orgânica do grupo Terra Viva de Dom Pedro de Alcântara, certificou o Grupo Ecológico da Chapada do Morro Bicudo (GEC), de Mampituba e a propriedade de Márcia Koenig, de Maquiné. Também foi aprovado o ingresso do grupo Roça da Estância 2, formado por quatro famílias que cultivam banana e maracujá.

Luiz Fernando Selau faz parte de uma destas famílias do novo grupo. Aos 25 anos, é ele quem maneja o bananal da família em Mampituba. ¨Produzi convencional por um tempo, mas estava me prejudicando muito, só gastava e minha saúde acabando. Quando apareceu um novo grupo, entrei¨, disse o bananicultor.

No final da reunião os representantes de 21 grupos de agricultura ecológica, duas cooperativas de consumidores e uma agroindústria receberam três cartilhas publicadas pelo Centro Ecológico. ¨Essas cartilhas têm ensinamentos para todas as escolas, para trabalhos de pesquisa, TCCs, esclarece duvidas sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), agroindústria familiar, certificação. É um material que todos os grupos devem ter.um verdadeiro documento para nós da agricultura familiar¨, recomendou o biólogo Sidilon Mendes.

As cartilhas podem ser baixadas nos links abaixo:
Cartilha da Agrosociobiodiversidade, sobre agroindústria familiar de base ecológica.
Cartilha sobre Sistemas Participativos de Garantia, simplificando seu entendimento.
Cartilha Sistemas Agroflorestais, produção de alimentos em Harmonia com a Natureza.


A próxima reunião do núcleo será em março de 2015.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br