Notícias
 
( 29/10/2014 ) Merendeiras participam de encontro sobre alimentação saudável
 


Foto de Tuva Wrenfelt

Merendeiras participam de encontro sobre alimentação saudável

As profissionais responsáveis pela nutrição de estudantes de 19 escolas dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Torres participaram de atividades teóricas e práticas sobre alimentação saudável na terça-feira, 28 de outubro, no Encontro de Merendeiras do Litoral Norte.

De manhã, no Centro de Formação em Dom Pedro de Alcântara, a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar Regina Miranda apresentou um histórico da alimentação humana e os riscos da alimentação atual. Segundo a nutricionista, cada brasileiro consome em média 5,4 litros de agrotóxicos por ano, mas no Rio Grande do Sul esta média sobe para 5,86 litros por pessoa. ¨Somos os campeões de câncer no Brasil e ninguém se pergunta o porquê disso.

Na avaliação de Regina, a merendeira é um agente importantíssimo na escola, o verdadeiro educador de alimentação saudável.¨Os professores podem abordar, mas elas tem a relação direta com as crianças¨.

A tarefa de transformar hortaliças e outros ingredientes nutritivos e ecológicos em pratos que agradem as crianças é a realidade diária de Jacisa Schutz Maggi,da Escola Josefina Maggi em Três Cachoeiras. Torta salgada com legumes picadinhos eles adoram. Tem um aluno que só come salada. ¨Fazemos a folha da beterraba com repolho e nega maluca de feijão¨.

A importância da agricultura familiar ecológica foi outro ponto destacado pela nutricionista Regina Miranda. Para ver de perto como são produzidas hortaliças e frutas sem agrotóxicos, o grupo de 63 pessoas visitou a horta e agrofloresta da família Strege Evaldt em Morrinhos do Sul.

O Encontro de Merendeiras do Litoral Norte foi promovido pelo Centro Ecológico e Emater/Ascar no âmbito da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de D. Pedro de Alcântara. Esta atividade teve o apoio da e Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN), por meio da campanha mundial Orgânicos para Todos.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br