Notícias
 
( 20/10/2014 ) Práticas nos Safs de cinco famílias do Litoral Norte do RS estão regularizadas
 


Entre final de setembro e início de outubro, cinco famílias agricultoras da região de Torres receberam do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) a Autorização de Manejo Florestal. Foram as primeiras famílias assessoradas pela ONG Centro Ecológico a receber essa documentação.

De acordo com o agente administrativo da Área de Preservação Ambiental (APA) Rota do Sol Everson Fleck, ao contrário de outras regiões do Brasil, como a Amazônia, até pouco tempo atrás a legislação do Rio Grande do Sul não previa a produção de alimentos junto com a vegetação original, característica principal dos Sistemas Agroflorestais (Safs).

Na prática essa regularização significa que os agricultores poderão, entre outras permissões, realizar práticas como podas para permitir a passagem de luz, plantio de árvores nativas inclusive aquelas ameaçadas de extinção, como a palmeira juçara, para futura exploração madeireira, de frutos, talos sementes e outros produtos florestais e consorciar árvores nativas com outras de interesse comercial.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br