Notícias
 
( 23/07/2014 ) Agricultores do Núcleo Litoral Solidário recebem certificação de conformidade orgânica
 


Agricultores de 11 grupos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul foram certificados como orgânicos na assembleia do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia no dia 15 de julho, em Morrinhos do Sul.

Em meses anteriores, a Comissão de Ética do núcleo visitou as propriedades das famílias dos grupos Gesa, Gebem, Pena verde, Apemsul, Taió, Vale do Maquiné, Rio Bonito, Bons Ventos, Boa União, Costa Verde e Acert Mampituba, que encaminharam a documentação e receberam os certificados de conformidade orgânica.

Segundo o técnico agrícola Cristiano Motter, no próximo encontro outros grupos que foram avaliados receberão seus certificados, entre estes São Brás, Três Irmãos e Paraíso.

"Já foi feita a visita (da Comissão de Ética). Olharam o que tinha na propriedade e está tudo perfeito, tudo ok", disse Ronildo Cardoso Flores, do grupo Paraíso. O agricultor acredita que a certificação vai incentivar melhorias no manejo, com algumas técnicas biodinâmicas aprendidas em um curso no Centro Ecológico.

Atualmente, o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia já conta com mais de 20 grupos e associações certificados de acordo com as normas do Sistema Participativo de Garantia da rede.

Agricultores ouvem relato sobre produção e mercado de banana em outros países

Os mais de cem participantes da assembleia também ouviram uma palestra do engenheiro agrônomo André Gonçalves sobre produção de banana na República Dominicana e na Costa Rica.

"A viagem teve como objetivo coletar informações para a elaboração de um relatório para a Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN). Na República Dominicana visitei uma cooperativa de produtores de banana orgânica que exportam para o mercado europeu e Estados Unidos. Na Costa Rica visitei duas propriedades convencionais".


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br