Notícias
 
( 01/07/2014 ) Oficina capacita merendeiras de Terra de Areia a preparar açaí juçara
 


Foto: Sidilon Mendes

Durante uma oficina de capacitação para merendeiras de seis escolas de Terra de Areia, os alunos da Escola Mascarenhas de Moraes  foram os primeiros da rede pública municipal a  experimentar o suco e a batida de açaí juçara da Mata Atlântica na tarde de 26 de junho de 2014. Junto com outros alimentos orgânicos, o açaí juçara deverá  fazer parte da merenda de 1 mil e 500 alunos deste município do Litoral Norte do RS.

¨Na hora do recreio os alunos vieram no refeitório, degustaram e adoraram¨, contou o biólogo Sidilon Mendes, instrutor da oficina, junto com a nutricionista Daniele Galeriano.

No decorrer da semana os alunos do pré ao quinto ano da Escola Francisco Bernardino também experimentaram o que a merendeira Eliane Quadros de Souza classifica como novidade: ¨ dei a batida e o suco teve boa aceitação. Na semana que vem vou dar o bolo¨.  

Merendeira da Escola Mascarenhas de Moraes há 10 anos,  Vera Estelina Martins  relacionou o que aprendeu na oficina com o que já viu na televisão sobre a necessidade de preservar a palmeira juçara e  o teor de nutrientes do produto. ¨A gente vê que tem uma grande quantidade de vitaminas e é natural¨.

A Oficina conhecendo o açaí juçara - teoria e prática foi realizada pela Secretaria de Educação de Terra de Areia com apoio da ONG de assessoria técnica Centro Ecológico.

Abaixo as receitas da batida e do suco aprovados pelas merendeiras:

Batida
- 1 pacote de 100g de polpa de açaí juçara
- 2 bananas
- 1 litro de leite
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Bater tudo no liquidificador e servir.

Suco
- 2 pacotes de 100g de polpa de açaí juçara
- 700 ml de água
- 10 colheres de sopa açúcar
- 80 ml de suco maracujá
- 40 ml de suco de limão bergamota
Bater tudo no liquidificador e servir.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br