Notícias
 
( 23/10/2006 ) Curso de formação conforma Teia de Educação Ambiental para proteger a Mata Atlântica
 


Após oito etapas de oito horas cada e dois dias de campo, 31 professoras e um estudante de biologia receberam o certificado de conclusão do Curso teórico-prático sobre Mata Atlântica e questões sócio-ambientais do litoral norte do Rio Grande do Sul. Foi na quinta-feira à noite, 19 de outubro, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara(RS).

Realizadas no período de outubro de 2005 a setembro de 2006, as etapas de formação consolidaram na região uma Teia de Educação Ambiental, com professoras do ensino fundamental de escolas de diversas comunidades dos municípios de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Torres, Mampituba e Dom Pedro de Alcântara.

O Curso teórico-prático sobre Mata Atlântica foi realizado pelo Centro Ecológico através do Projeto Consolidação e Ampliação dos Sistemas Agroflorestais na região de Torres, apoiado pelo Subprograma Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente – PDA - em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Morrinhos do Sul (RS).

O PDA integra um esforço que vem sendo realizado em nível mundial para preservar as florestas tropicais. O foco principal é a implantação de sistemas agroflorestais, reconhecidos como sistemas capazes de conciliar a produção agrícola com a preservação das florestas tropicais. Na região de Torres, no litoral norte do RS, o PDA começou em 2000 e está em sua segunda fase, na qual entendeu-se fundamental a realização de um curso de formação que conformasse uma Teia de Educação Ambiental em um dos Hot Spots do planeta.
“A idéia da Teia surgiu para trabalhar temáticas sócio-ambientais que sejam demandas dos professores da região”, disse a pedagoga Adriane Lippert Bittencourt, uma das idealizadoras do curso que, apesar de concluído, terá em breve novas etapas de formação.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br