Notícias
 
( 18/06/2014 ) Oficina capacita agricultores a monitorar a qualidade da polpa do açaí juçara
 


Agricultores familiares e técnicos de Maquiné, Osório, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul e Torres participaram na tarde de quarta-feira, 18 de junho, da Oficina de processamento do açaí juçara na Agroindústria Ecológica Morro Azul, em Três Cachoeiras. O curso abordou conteúdos para monitorar a qualidade da polpa do açaí da palmeira juçara. Atualmente, cerca de 40 famílias da região de Torres já produzem frutos para o processamento.

"Fizemos uma revisão e atualização sobre boas práticas e os cuidados para manter uma condição saudável durante todas as etapas do processamento, tanto para aqueles mais avançados quanto para os agricultores que estão começando agora", explicou a produtora Marta Bergamo, responsável pela parte teórica da oficina.

Atualizados nas boas práticas e cuidados básicos, agricultores como Lourdes Fraga da Silva, de Osório, poderão melhorar a qualidade do produto. "Sempre tem algo a aprender. Aqui vi um jeito mais fácil de fazer o processamento", disse a produtora que há um ano vende polpa na feira de Tramandaí.

Sueli Fernandes de Souza, da Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário de Três Forquilhas (Amadecom), também afirmou que vai aproveitar os conteúdos." Tem detalhes importantes. Para a gente que faz pão de açaí, vimos que tem que colocar mais água, porque a nossa polpa está muito grossa". Por meio da Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas (Econativa0, Amadecom vende pães de açaí, aipim e moranga para a alimentação escolar.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br