Notícias
 
( 12/10/2006 ) Limpeza das margens do rio Mampituba no município de Torres homenageia Semana da Água no RS
 


No momento em que você lê esta notícia, em algum lugar dentro dos 1.980km2 de abrangência da bacia do Mampituba, alguém está praticando uma ação que acaba por degradar o rio e seu entorno.

O uso de agrotóxicos, a drenagem para irrigação dos arrozais, o lançamento esgotos e lixo, foram algumas das ocorrências relatadas durante a palestra do soldado Carvalho, do 2º Pelotão Ambiental de Torres, na programação do Dia de Homenagem à 6ª Semana Estadual da Água, em 11 de outubro.

As atividades começaram pela manhã, em Torres - RS. Em três barcos do Pelotão Ambiental, estudantes das 6ª e 5ª séries da Escola Jorge Lacerda, voluntárias da Onda Verde e representantes do Parque da Itapeva e Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Smmam, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, foram até locais na margem direita do rio onde fizeram a limpeza e o plantio de mudas de árvores nativas. Esta limpeza vem sendo realizada há 8 anos, no mês de outubro.

À tarde, no Centro Municipal de Cultura, Artesanato e Lazer, alunos e alunas das escolas Jorge Lacerda e Marcílio Dias assistiram às palestras do 2º Pelotão Ambiental, da Ulbra Torres – sobre a Baleia Franca e da Emater - sobre a Cooperativa de Pescadores de Torres.

O Dia de Homenagem à 6ª Semana Estadual da Água foi organizado pela ONG Onda Verde, em parceria com Centro Ecológico, Corsan, Emater, Pelotão Ambiental da Brigada Militar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ULBRA Torres.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br