Notícias
 
( 28/05/2014 ) Núcleo Litoral Solidário participa do 3º ENA
 


Entre as mais de 2 mil pessoas de todos os estados do Brasil que participaram do 3º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) entre os dias 16 e 19 de maio em Juazeiro, na Bahia, um grupo formado por quatro agricultores e dois técnicos representou o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.

Em oficinas, seminários, debates e bancas, o ENA levantou questões importantes para a agricultura familiar e a preservação de culturas indígenas, quilombolas, extrativistas, entre outras.

“O encontro falou em tudo sobre a agroecologia, a produção dos orgânicos, a questão dos latifundiários, o excesso de agrotóxicos, transgênicos, a água”, relatou a agricultora do Grupo Paraíso, de Três Cachoeiras Marli Evaldt Justo.

Para Marli no entanto, o que mais impressionou foi a apresentação do filme O veneno está na mesa 2. “Realmente é uma coisa muito triste de assistir. Eu chorei. Mostra o desrespeito dos latifundiários, ao jogar veneno em cima das escolas. Numa escola sete professoras ficaram intoxicadas, um funcionário está com câncer no fígado e um dos professores intoxicados falou na apresentação do filme”, contou a agricultora.

Maria Elena Gomes, do Grupo de Mulheres do Morro do Forno, de Morrinhos do Sul também ficou chocada com a realidade mostrada pelo filme de Silvio Tendler. Segundo a agricultora, em alguns lugares querem proibir a apresentação por causa da polêmica do latifúndio.

O que é Núcleo Litoral Solidário

Junto com 24 núcleos distribuídos nos três estados do Sul do Brasil, o Núcleo Litoral Solidário faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia.

Este núcleo atualmente conta com mais de 25 grupos e associações de agricultores, agroindústrias, cooperativas de consumidores, ONGs de assessoria técnica e uma cooperativa de produtores de oito municípios da região.

Curta a página da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e veja mais fotos, vídeos e notícias sobre o evento.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br