Notícias
 
( 09/05/2014 ) Curso ensina técnicas para aumentar a produtividade e qualidade dos cultivos
 


Colaboração de Paulo Bellé, agricultor biodinâmico

Técnicas para alcançar a excelência na produção agrícola com ênfase no cultivo de bananas e hortaliças foram os pontos centrais do curso sobre Agricultura Biodinâmica, ministrado pelo agrônomo Rene Piamonte entre 5 e 8 de maio no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

¨A agricultura biodinâmica trabalha com preparados que poderiam ser considerados homeopáticos, nos quais poucas quantidades exercem uma força de transformação enorme. Também trabalha com calendários astronômicos, reconhecendo que na natureza existem ritmos que devem ser respeitados e valorizados¨, explicou Piamonte.

Melhores vinhos, cafés, chocolates e pães do mundo são biodinâmicos

Nos últimos anos, segundo o agrônomo e os institutos internacionais de avaliação de alimentos, a Agricultura Biodinâmica é responsável pelos melhores produtos na área da alimentação, na viticultura, na área dos condimentos, cafés, chocolates, panificação e fruticultura.

Produção se mantém mesmo com as mudanças climáticas

¨Outro aspecto importante, é que perante as mudanças climáticas, os produtores biodinâmicos conseguem contornar essa situação. Cada vez mais o clima interferirá nos processos biológicos e a Agricultura Biodinâmica tem demonstrado que pode diminuir esse câmbio climático e ter uma produção estável¨.

Dia de campo focou na revitalização das plantas

Na atividade realizada em 6 de maio na propriedade de Marli e José Deoclécio Justo, na comunidade de Lajeadinho, em Três
Cachoeiras, o grupo aprendeu a fazer uma pasta para revitalização de árvores frutíferas, preparados biodinâmicos para adubação em geral e formas eficientes e econômicas de controlar pragas, entre elas o mal do Panamá e a sigatoka.

O curso de Agricultura Biodinâmica foi promovido pelo Centro Ecológico e teve a participação 38 agricultores e técnicos de Itati, Terra de Areia, Osório, Maquiné, Três Cachoeiras, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas e Ipê.

Vídeos sobre Agricultura Biodinâmica

Esses vídeos mostram duas propriedades biodinâmicas. O Naturaleza Viva, é sobre uma propriedade em Santa Fé, na Argentina e este. O Granja D Dago é sobre um agricultor peruano que produz o café com a melhor avaliação do mundo.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br