Notícias
 
( 07/05/2014 ) Curso com Luiz Jacques Saldanha destaca efeitos de produtos químicos sobre a saúde humana
 


O curso Nutrição e o roubo do presente, ministrado pelo agrônomo Luiz Jacques Saldanha no dia 6 de maio de 2014, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, chamou a atenção de 54 professoras, merendeiras e outras profissionais de Educação para os efeitos das substâncias químicas sobre saúde humana e o meio ambiente.

Saldanha apresentou estudos e documentários científicos mostrando que moléculas artificiais presentes em detergentes, plásticos e alimentos comuns no dia a dia estão provocando declínio da fertilidade, feminilização, aumento de casos de câncer de mama, câncer testicular e doenças de ordem neurológica, como o autismo.

Para o educador ambiental, vivemos em um mar de estrogênio produzido por uma grande variedade de substâncias químicas utilizadas em processos e produtos finais que atuam de forma cumulativa e em conjunto. Uma das formas de reduzir a exposição a estas moléculas seria a escolha dos produtos que serão consumidos e qual ancestral queremos ser para o futuro.

" Quando chego no super compro sabão de coco ao invés de detergente, estou apoiando as mulheres quebradeiras de coco. Se chego no supermercado e compro um produto que contém substâncias que eu não entendo, por que vou comprar?

Autismo e alterações da flora intestinal

Sobre o autismo, Saldanha citou estudos que mostram que há 30 anos, nascia uma criança autista em 10 mil. Hoje na Inglaterra e nos Estados Unidos a média é de uma criança para cada 66. "Percebe-se que a criança que nasce com a flora intestinal anormal, herdada da mãe, vai ser autista em vários níveis, que vão se manifestar como dislexia, hiperatividade, entre outros transtornos de aprendizagem".

Como leitura obrigatória, Luiz Jacques Saldanha recomendou o livro O Futuro Roubado, das cientistas Theodora Colborn e Dianne Dumanoski, sobre as investigações a respeito da atuação de agentes químicos nos sistemas hormonal, imunológico e neurológico.

O curso promovido pela ONG de assessoria técnica Centro Ecológico e Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica contou com representantes de escolas e Secretarias de Educação dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Mampituba, Três Cachoeiras, Maquiné e Torres.

O que é a Teia

A Teia de Educação Ambiental é uma rede de professoras e professores que desde 2005 promove encontros de formação para educadores ambientais.

Mais informações sobre os temas abordados por Luiz Jacques Saldanha podem ser acessados nossofuturoroubado.com.br/portal/.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br