Notícias
 
( 02/05/2014 ) Entrevista com representante da SSPN sobre a Agricultura Ecológica no Litoral Norte do RS
 


Foto: Annelie Anderson e Jenena Dahlberg fotografam a merendeira Clareci Viola da Escola Fernando Ferrari, em Três Cachoeiras, preparando a vitamina de açaí juçara com banana orgânica

Em visita às organizações parceiras da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza(SSPN) no Brasil, no início de abril, a coordenadora da Semana Mundial da Ação Verde (GGAW, pela sigla em inglês) Annelie Andersson, e a jornalista Jenena Dahlberg visitaram escolas, cooperativas e propriedades relacionadas a projetos desenvolvidos pelo Centro Ecológico no Litoral Norte do RS.

Nesta entrevista por email, Annelie relata as impressões sobre os lugares visitados e antecipa algumas informações sobre a Semana Global da Ação Verde, em outubro.

Centro Ecológico – O que chamou mais a sua atenção nos lugares visitados ?
Annelie Andersson - Havia tantas impressões e coisas interessantes que aprendemos que é muito difícil escolher um . Mas a visita à propriedade da família ecologista foi realmente um destaque. Saber como o agricultor havia sido intoxicado várias vezes quando se trabalhava em um sistema não- orgânico, como ele decidiu pela agricultura orgânica orgânica. E para ver o resultado surpreendente deste e que seus filhos também estavam ansiosos para seguir o mesmo caminho ... Tudo muito inspirador!

CE - Qual sua opinião sobre a forma como as escolas estão administrando a alimentação dos alunos?
Annelie - A lei sobre o mínimo de alimentos que deve vir da agricultura familiar, com preferência para orgânicos, parece ser uma ótima ferramenta para estimular ainda mais a produção orgânica e para tornar as escolas mais conscientes destas questões. As escolas que visitamos pareciam estar tomando essas questões a sério.

CE - E sobre o açaí de juçara nas escolas, o que você acha ?
Annelie - Uma ótima iniciativa para proteger as florestas nativas e a biodiversidade , a produção orgânica local e o consumo de alimentos nutritivos para as crianças - tudo ao mesmo tempo! São muitos benefícios ao mesmo tempo.

CE - Você acha Centro Ecológico desempenha algum papel nessa questão da alimentação ?
Annelie - O papel do Centro Ecológico para promover o açaí de juçara nas escolas parece ter sido fundamental para a introdução e expansão deste . Através dos contatos com as nutricionistas municipais , treinamentos para merendeiras e os contatos com as escolas.

CE - Que sugestões você daria para melhorar a forma como os professores, Centro Ecológico , as cooperativas e os agricultores estão a gerenciando esta alimentação ?
Annelie - Estão todos fazendo um ótimo trabalho com isso, então meu único conselho seria para manter o bom trabalho e fazer o sucesso se espalhar ainda mais!

CE – Qual o objetivo da Campanha Orgânicos para todos?
Annelie - A SSPN tomou a iniciativa de esta campanha, a fim de fortalecer a campanha global para o consumo sustentável através de uma ação do consumidor. E nós acreditamos que uma ação global conjunta é uma forma de fazer isso. Através da nossa colaboração com as organizações agrícolas e ambientais em todo o mundo e com Consumidor Internacional , com mais de 240 organizações membros , temos uma grande rede global. Queríamos usar isso como uma plataforma para uma campanha conjunta .

CE – O tema Orgânicos para Todos deve continuar na campanha de 2014 da Semana Global da Ação Verde (GGAW)?
Annelie - Os alimentos orgânicos e agricultura para todos é um tema que vemos como um guardachuva que muitas organizações podem trabalhar juntas, pois é igualmente relevante em diferentes partes do mundo. E, obviamente, por isso - nós vemos agora 40 organizações em 25 países , tendo uma ação conjunta para isso, realizando uma série de atividades diferentes na campanha , tendo como alvo os consumidores , bem como os agricultores e os tomadores de decisão.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br