Notícias
 
( 21/03/2014 ) Sri Lanka bane glifosato
 


O presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapksa proibiu o uso de glifosato no país.

A proibição ocorreu após uma investigação conduzida por médicos e cientistas relacionando o veneno à alta incidência de uma doença renal na Província Norte-Central. Segundo a notícia publicada em 12 de março de 2014 no site da Red Nacional de Acción Ecologista, esta região teria cerca de 25 mil doentes renais.

No Brasil, a soja transgênica no Brasil é a principal responsável pelo aumento no uso do glifosato nos últimos anos. Mas a percepção de que é um veneno com baixa toxicidade também contribui para o uso não somente na agricultura, mas em jardins e calçadas, como mata mato.

"Muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre o veneno, achando que se trata de um produto “fraquinho,mas este herbicida não tem nada de “fraquinho”, alerta Maria José Guazzelli.

Conforme a agrônoma, estudos apontam que ele pode provocar o nascimento de bebês com malformações e é capaz de provocar deformações em embriões, mesmo em concentrações até 5 mil vezes menores do que as encontradas no produto comercial. O veneno também está relacionado a problemas hormonais, reprodutivos e doenças autoimunes.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br