Notícias
 
( 12/03/2014 ) Núcleo Litoral Solidário marca visitas da comissão de ética
 


A primeira reunião de 2014 do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, dia 11 de março no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, definiu que entre os meses de abril e junho, 13 grupos e 47 famílias do Litoral Norte do RS serão visitadas pelo comitê de verificação do núcleo.

"Quando o comitê vai na propriedade, é para ver se está em conformidade com a legislação para os orgânicos e com as regras da Rede Ecovida¨, informou o técnico agrícola Cristiano Motter.

A coordenadora do Núcleo Litoral Solidário, Elisabete Silveira, explicou que as visitas de verificação são como agricultores se visitando, uma vez que o comitê é formado por três agricultores de diferentes grupos.

Motter destacou que, no Sistema de Certificação Participativa, as visitas são uma oportunidade para troca de conhecimento. ¨Nas visitas chamadas de terceira parte, feitas por empresas certificadoras, é proibido fazer qualquer recomendação técnica¨.

Agricultores devem preencher novo Cadastro de Unidade Produtiva

Durante a reunião os agricultores também receberam orientação para o preenchimento do Cadastro de Unidade Produtiva e esclareceram dúvidas sobre mudanças na propriedade, tipos de produtos, aumento de áreas, entre outras.

"Todo mundo vai ter que olhar seu plano de manejo e se adequar. Se o agricultor coloca no cadastro que planta cebola, banana e aipim, tem que estar na propriedade. Em casos de anormalidade, como a onda de calor do final de janeiro e início de fevereiro, tem que estar registrado no caderno de campo¨, disse Paulo Bellé.

Associação Içara formalizou ingresso no núcleo

A Associação Içara de Maquiné foi aceita como membro do núcleo, que atualmente conta com 25 grupos e associações de agricultores, agroindústrias, cooperativas de consumidores, ONGs de assessoria técnica e uma cooperativa de produtores.

Setenta pessoas pessoas dos municípios de Osório, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul e Torres participaram da reunião.

Certificação da Rede Ecovida é reconhecida pelo Mapa

A Rede Ecovida de Agroecologia é formada por 24 núcleos nos três estados do Sul do País. Entre as principais conquistas da rede está o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa), da capacidade de garantir como orgânicos os alimentos produzidos por seus membros.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br