Notícias
 
( 04/03/2014 ) Açaí juçara na tigela é lançado na Feira do Sabor Gaúcho em Torres
 


O açaí juçara na tigela, resultado final de uma cadeia produtiva envolvendo agricultores e a recuperação de uma espécie ameaçada da Mata Atlântica, foi lançado na Feira do Sabor Gaúcho, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março em Torres, Litoral Norte do RS.

"Teve uma aprovação fantástica", relatou o biólogo Sidilon Mendes, baseado nas opiniões dos clientes. "Todos os açaí com banana e granola que vendíamos, perguntávamos o que tinham achado".

"Achei muito bom, ótimo, suave. O outro é feito com leite, leite condensado, e quem não pode comer lactose já não pode", afirmou a agricultora Maria Lúcia Batista, moradora de Porto Alegre.

O diretor da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo(SDR) do RS, José Adelmo Batista, vê com entusiasmo o manejo adequado do açaí juçara e das outras frutas nativas usadas para os sorvetes artesanais da Cooperativa de Consumidores de Torres (Ecotorres) e o suco de butiá da produtora Marta Bergamo.

A agroindústria Morro Azul, de Três Cachoeiras também estava comercializando açaí juçara na forma de suco, além de produtos orgânicos como massa de tomate e doces.

A organização calculou que, em quatro dias, 4 mil pessoas visitaram os 31 espaços ocupados por 42 empreendimentos. A banca do açaí juçara, dos sorvetes artesanais e do suco de butiá era uma parceria entre as cooperativas Econativa ( de produtores), Ecotorres ( de consumidores ) e a marca Edule.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br