Notícias
 
( 25/02/2014 ) Estudantes de Maquiné consumirão açaí juçara na merenda
 


Ainda no primeiro semestre de 2014, os alunos das nove escolas da rede municipal de Maquiné, no Litoral Norte do RS, passarão a consumir açaí juçara na merenda escolar. O alimento natural da Mata Atlântica foi o tema principal do "2º Encontro de nutrição alimentos orgânicos na merenda escolar: vamos colocar em prática?", realizado na tarde de 19 de fevereiro na Escola Municipal Floriano Peixoto para nutricionistas e merendeiras.

"Conversamos sobre a importância de consumirmos alimentos agroecológicos no ambiente escolar e relatamos a experiência de incluir a polpa de açaí de Juçara na alimentação escolar de Três Cachoeiras", informou a nutricionista Daniele Galeriano.

Para a nutricionista, que em 2009, junto com o biólogo Sidilon Mendes, foi uma das responsáveis pela introdução do açaí juçara na merenda da rede municipal de Três Cachoeiras, este encontro representou o primeiro momento para a introdução do açaí juçara na merenda de Maquiné.

Já a nutricionista da Secretaria de Educação de Maquiné, Karine Rabaioli, acredita que a grande quantidade de substâncias químicas sintéticas nos alimentos (corantes, conservantes, acidulantes, estabilizantes, etc.) deveria estimular o uso de alimentos orgânicos. "A gente fica um pouco assustada, por isso temos que tentar instituir isso nas escolas". Conforme Karine, desde 2013 foram cortados das cantinas da rede municipal a gelatina, o pudinzinho de caixa e sucos prontos. "Suco só natural, de laranja, laranja com cenoura e outros", garantiu a nutricionista.

Abaixo algumas receitas testadas pelas merendeiras no encontro.

Bater no liquidificador dois pacotes de 100 gramas de polpa de açaí juçara, 700 ml de água, 10 colheres de sopa de açúcar, 80 ml de suco de maracujá e 40 ml de suco de limão bergamota.

Bater no liquidificador dois pacotes de polpa de açaí juçara, dois abacaxis, água e açúcar a gosto.

Açaí juçara na tigela se faz batendo dois pacotes de 100 gramas de polpa de açaí juçara, quatro bananas maduras e açúcar a gosto no liquidificador ou processador.

Realização
O 2º Encontro de nutrição alimentos orgânicos na merenda escolar foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maquiné, em parceria com a Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas (Econativa) e Prefeitura Municipal de Três Cachoeira, com apoio da ONG de assessoria técnica Centro Ecológico.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br